Seresta:"Tocando e Bordando Palavras Cantadas"
A diretora do grupo de teatro, Áurea Galli desenvolveu com seus alunos e com a colaboração de outros dois professores da ASSARI, que ficaram responsáveis pela afinação vocal: Geraldo Nicola e Eud Rubens o projeto: "Tocando e Bordando Palavras Cantadas", que resultou no grupo homônimo, cujo o objetivo é se apresentar em qualquer lugar e não em um palco, pois sua característica maior é andar , perambular e fazer serenatas,estar próximo às pessoas; com trajes de época os atores que cantam levam ao público um pouco do romantismo que aos poucos está acabando, resultado da dinâmica e da rapidez da vida moderna.
Seresta foi um nome surgido no século XX, no Brasil, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata. A origem desse costume - de se evocar alguém (especialmente a pessoa amada) através dos versos - vem de muitos séculos atrás; desde a Idade Média os trovadores e menestréis já costumavam entoar as famosas Cantigas ou Cantares.
Grupo Para folclórico: "Corpo Brincante"
Todos os povos possuem suas tradições, crenças , superstições e costumes que se transmitem de pai para filho através das manifestações, folias, danças e dramatizações popoulares.A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
O grupo tem um compromisso com a sociedade, com a comunidade que é o resgate das tradições e dos costumes que vem se perdendo em meio à tanta diversidade e globalização. Os elementos do grupo são conhecidos como brincantes. Sob a orientação e direção de corpo da professora, diretora , coreógrafa e atriz Áurea Galli, o arranjo musical e a afinação vocal do Professor Reginaldo.

O grupo faz parte da ASSARI atualmente na gestão da presidente Solange Vareschi e do diretor artístico Eud Rubens, o qual obteve apoio total para sua realização.
Repertório:
Folia de Reis , Maculelê, Pau de Fita, Samba de Roda e Cua Fubá.
Projeto Alma Cigana
Contação de História:
Cia Teatral Ametsis com parceria Assari: Profissionais de dança, estudiosos de Tarô e Baralho Cigano e Culinarista Cigana.
No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem registro de vários Patrimônios Históricos Culturais. Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos: material e imaterial. O material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: histórico, objetos de artes ou históricos, arqueológico, paisagístico e etnográfico. O imaterial é aquele em que as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, são reconhecidos por comunidades como parte integrante da sua cultura e dessa forma é transmitido de geração em geração, é constantemente recriado em função de seu ambiente, interação com a natureza e de sua história. Gerando um sentimento de identidade e continuidade.Objetivos: Proporcionar conhecimento básico da cultura e da dança cigana seus signos, gestos e expressões que numa simbiose traduzem a "Alma Cigana". Nesse sentido enriquecer o vocabulário gestual e cultural do aluno sua performance como professor, visando maior qualidade profissional e uma participação mais ativa como agente multiplicador da Cultura Cigana e da Lenda do "Cigano de Ibitinga".